top of page

O que é o Estudo de Opinião em Portugal?

O Estudo de Opinião em Portugal é um projeto de investigação científica que, através de um inquérito online, pretende recolher informação sobre as opiniões, comportamentos e atitudes dos portugueses a propósito de vários temas sociais atuais:  as alterações climáticas, a satisfação com a democracia, a confiança nas instituições, as opiniões sobre o passado histórico, o bem-estar físico e psicológico, entre muitos outros. 

​

Através deste estudo de opinião online serão recolhidos dados que permitem a investigadores, decisores políticos, jornalistas, professores, estudantes e também ao cidadão comum, adquirir conhecimento sobre as questões mais relevantes da sociedade portuguesa.

 

Este estudo decorre em 12 países europeus permitindo, assim, estabelecer análises comparativas entre diferentes países da Europa. 

​

​

Instituições envolvidas

​

O Estudo de Opinião em Portugal integra o projeto de sustentabilidade do European Social Survey (ESS-SUSTAIN2), financiado pelo Programa de Investigação e Inovação Europeia (Horizonte 2020). 

​

Em Portugal, o estudo é coordenado por Alice Ramos, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 

anna-dziubinska-mVhd5QVlDWw-unsplash_edited.jpg

Países participantes

mapa sem fundo cronos.png

O estudo está a ser desenvolvido em simultâneo em 12 países europeus: Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Portugal, Eslovénia, Suécia e Reino Unido (e Sérvia, enquanto país observador). 

​

Portugal integra pela primeira vez este estudo online internacional.

Como começou?

O Estudo de Opinião teve início como um projeto piloto inserido no âmbito do Inquérito Social Europeu (European Social Survey), cujo objetivo visou a construção de um painel online transnacional de recolha de dados representativos das opiniões e atitudes dos europeus.

 

Este projeto procurou testar a implementação de uma recolha de dados mais rápida e flexível sobre os mesmos inquiridos ao longo do tempo, configurando-se numa tentativa para assegurar a sustentabilidade dos inquéritos face-a-face.

bottom of page