top of page

O que é o Estudo de Opinião em Portugal?

O Estudo de Opinião em Portugal é um projeto de investigação científica que, através de um inquérito online, pretende recolher informação sobre as opiniões, comportamentos e atitudes de um grupo de portugueses cuidadosamente selecionado a propósito de vários temas sociais atuais.  Este ano, serão recolhidas informações acerca dos objetivos do NextGenerationEU para a Europa, que visa "construir um futuro mais verde, mais digital e mais resiliente" com foco em 5 áreas-chave: torná-lo mais verde, mais digital, mais saudável, mais forte e mais igualitário.

Através deste estudo de opinião online serão recolhidos dados que permitem a investigadores, decisores políticos, jornalistas, professores, estudantes e também ao cidadão comum, adquirir conhecimento sobre o ponto de vista da sociedade portuguesa acerca dos 5 temas apresentados acima.

 

Este estudo decorre em vários países europeus permitindo, assim, estabelecer análises comparativas entre diferentes países da Europa acerca das implicações e desafios que esta enfrenta.

Instituições envolvidas

O Estudo de Opinião em Portugal integra o projeto Infra4NextGen, coordenado pelo European Social Survey e financiado pelo HorizonInfra2023.

Em Portugal, o estudo é coordenado por Alice Ramos, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 

anna-dziubinska-mVhd5QVlDWw-unsplash_edited.jpg

Países participantes

mapa sem fundo cronos.png

O estudo está a ser desenvolvido em simultâneo em 12 países europeus: Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Portugal, Eslovénia, Suécia e Reino Unido (e Sérvia, enquanto país observador). 

Portugal integra pela segunda vez neste estudo online internacional.

Como começou?

O Estudo de Opinião teve início como um projeto piloto inserido no âmbito do Inquérito Social Europeu (European Social Survey), cujo objetivo visou a construção de um painel online transnacional de recolha de dados representativos das opiniões e atitudes dos europeus.

 

Este projeto procurou testar a implementação de uma recolha de dados mais rápida e flexível sobre os mesmos inquiridos ao longo do tempo, configurando-se numa tentativa para assegurar a sustentabilidade dos inquéritos face-a-face.

image.png
bottom of page